Automação de Sistemas de irrigação
Com a crescente busca em reduzir e reutilizar os recursos
naturais, criou-se a necessidade de automatizar um sistema de irrigação de uma
horta, esta, reduzira o consumo de água para a plantação das hortaliças, conseqüentemente irá diminuir os custos da produção.
Para a implantação
desse sistema devemos utilizar 4 sensores de umidade e 1 sensor de temperatura
como mostra respectivamente as imagens abaixo:


A primeira coisa a ser feita será a criação da tabela
verdade:
|
Sensor umidade 1
|
Sensor umidade 2
|
Sensor umidade 3
|
Sensor umidade 4
|
Sensor temperatura
|
Ligado/Desligado
|
|
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
|
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
0
|
|
0
|
1
|
1
|
0
|
0
|
0
|
|
1
|
0
|
0
|
1
|
0
|
0
|
|
0
|
1
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
1
|
0
|
0
|
1
|
1
|
0
|
|
1
|
1
|
0
|
1
|
0
|
0
|
|
1
|
1
|
1
|
0
|
0
|
0
|
|
1
|
1
|
1
|
0
|
1
|
1
|
|
1
|
1
|
0
|
1
|
1
|
1
|
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
Com isso, temos a seguinte simplificação das expressões
lógicas:
E o circuito lógico:
|

Passamos então para parte prática:

As imagens acima mostram que, mesmo um dos
dois sensores C ou D não acionados, o sistema acionará, evitando falhas na
leitura que os sensores obtiverem.
Anexo
1:
Arquivo do circuito

