sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Automação de sistemas de irrigação

Automação de Sistemas de irrigação

Com a crescente busca em reduzir e reutilizar os recursos naturais, criou-se a necessidade de automatizar um sistema de irrigação de uma horta, esta, reduzira o consumo de água para a plantação das hortaliças, conseqüentemente irá diminuir os custos da produção.
 Para a implantação desse sistema devemos utilizar 4 sensores de umidade e 1 sensor de temperatura como mostra respectivamente as imagens abaixo:
A primeira coisa a ser feita será a criação da tabela verdade:
Sensor umidade 1
Sensor umidade 2
Sensor umidade 3
Sensor umidade 4
Sensor temperatura
Ligado/Desligado
A
B
C
D
E

0
0
0
0
0
0
0
1
1
0
0
0
1
0
0
1
0
0
0
1
1
0
1
0
1
0
0
1
1
0
1
1
0
1
0
0
1
1
1
0
0
0
1
1
1
0
1
1
1
1
0
1
1
1
1
1
1
1
1
1

Com isso, temos a seguinte simplificação das expressões lógicas:
AB.E (CD + C      D)
E o circuito lógico:
E
 
 

Passamos então para parte prática:





Essa figura mostra como deve ficar os circuito eletrônico do nosso sistema. Os botões vermelhos                      representam os sensores A B C D E respectivamente.
 As imagens acima mostram que, mesmo um dos dois sensores C ou D não acionados, o sistema acionará, evitando falhas na leitura que os sensores obtiverem.

Anexo 1:
Arquivo do circuito


Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário